O fabricante alemão de carros BMW obteve um lucro recorde de 5.100 milhões de euros em 2012, registando uma subida de 4% em relação ao ano anterior, isto apesar de uma profunda crise na Europa.
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O grupo BMW, que agrupa as marcas BMW, Mini e Rolls Royce, anunciou hoje que o resultado operacional melhorou no mesmo período atingindo os 8.300 milhões de euros, 3,5% mais do que em 2011.
O presidente da BMW, Norbert Reithofer, disse na apresentação de resultados que o grupo alemão "conseguiu superar parcialmente os objetivos para 2012 num ambiente de mercado cada vez mais desafiante".
A BMW compensou a débil procura na Europa com resultados "excelentes" na China e nos Estados Unidos.
As vendas em 2012 aumentaram 11% para um recorde de 1,845 milhões de veículos, acima dos 1,7 milhões previsto pela BMW, e o volume de negócios subiu 11,7% para os quase 77.000 milhões de euros.
A administração da BMW anunciou que vai propor aos acionistas na próxima assembleia geral um dividendo por ação de 2,5 euros, sendo que, no ano anterior propôs 2,3 euros.