A forte desvalorização nos principais índices da bolsa de Nova Iorque esteve em linha com os mercados europeus, num dia em que o euro atingiu o seu nível mais baixo face ao dólar em mais de quatro anos.
Corpo do artigo
A bolsa norte-americana fechou, esta sexta-feira, em forte queda, com o índice Dow Jones a desvalorizar 3,16 por cento e o índice Nasdaq a recuar 3,64 por cento, num dia em que foram revelados números pouco animadores sobre o emprego nos EUA.
As quedas nos princípais índices de Wall Street foram acompanhados pelas por perdas nas principais bolsas europeias, com Madrid à cabeça, com um recuo de 3,8 por cento, quase o mesmo que o registado na Bolsa de Milão.
A bolsa de Paris deslizou 2,86 por cento, ao passo que em Londres as perdas foram de 1,63 por cento, enquanto que a bolsa de Frankfurt recuou 1,91 por cento.
As perdas nas bolsas europeias também estão relacionadas com as declarações sobre o estado da economia húngara, que se diz estar em risco de poder acabar na bancarrota, que levaram a que a moeda local, o forint, desvalorizasse 5,5 por cento face ao euro.
Tudo isto no dia em que a moeda única europeia atingiu o seu nível mais baixo em relação ao dólar norte-americano desde Março de 2006, ao cotar-se abaixo da barreira dos 1,2 dólares.