As bolsas europeias arrancaram hoje em ligeira alta, à exceção de Frankfurt, horas antes da operação de emissão de títulos da dívida do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).
Corpo do artigo
Os primeiros minutos das negociações, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a desvalorizar 0,12 por cento, para 2.396,53 pontos.
As praças de referência oscilavam entre os ganhos de 0,55 por cento de Paris e as perdas de 0,11 por cento de Frankfurt.
Em terreno positivo, seguia também Londres (0,20 por cento), Madrid (0,06 por cento) e Milão, que recuperava 0,10%.
Lisboa, por sua vez, avançava 0,53%, negociando nos 4.730,87 pontos.
Hoje, realiza-se uma emissão de dívida do FEEF, que, em julho, realizou uma emissão adicional devido à forte procura gerada pela emissão de 24 de maio, e, na quarta-feira, será a Alemanha a realizar um leilão de dívida pública.
Durante o dia, destaque para a divulgação da estimativa rápida do PIB em Itália, no segundo trimestre, a produção industrial no Reino Unido e as encomendas à industria da Alemanha, no mesmo mês.
O euro arrancou em alta no mercado de divisas de Frankfurt e trocava-se a 1,2381 dólares, assim como o barril de Brent para entrega em setembro que cotava nos 109,43 dólares, menos 0,12 dólares face ao fecho de segunda-feira.