As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, à espera de desenvolvimentos da situação de instabilidade política em Itália e Espanha.
Corpo do artigo
Cerca das 9h25 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava quase inalterado, a subir 0,01% para 384,52 pontos.
As bolsas de Londres e Frankfurt subiam 0,05% e 0,35%, bem como Madrid e Milão, que avançavam 0,47% e 1,14%, respetivamente.
Depois de ter aberto em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09:25, o principal índice, o PSI20, estava a subir 0,22% para 5.381,01 pontos.
As dúvidas dos investidores em relação à situação política tanto em Itália como em Espanha provocaram perdas generalizadas na terça-feira nas principais bolsas de todo o mundo, bem como a subida das taxas de juro das dívidas soberanas da zona euro e uma forte queda do euro face ao dólar.
Itália continua à espera que o economista Carlo Cottarelli, encarregado de formar um governo tecnocrata e transitório em Itália, apresente a composição do Governo, depois de se ter reunido às primeiras horas de hoje com o Presidente da República, Sergio Mattarella.
Em Espanha, a moção de censura apresentada pelo PSOE contra o Governo de Mariano Rajoy pode pôr em dúvida o futuro da legislatura.
Além da evolução da crise política na Europa, os investidores vão estar atentos à publicação da segunda revisão da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e do Livro Bege da Reserva Federal norte-americana (Fed).
Na zona euro serão conhecidas hoje as previsões económicas da OCDE e os indicadores do clima de negócios e sentimento económico na União Europeia (UE) em maio.
Entretanto, a Coreia do Norte e os Estados Unidos continuam as conversações para conseguir realizar em 12 de junho a já célebre cimeira entre os líderes dos dois países, aos quais se poderia unir também o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in.
O barril de petróleo Brent para entrega em julho abriu hoje em baixa, a cotar-se a 75,07 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,43% do que no encerramento da sessão anterior.
Em Nova Iorque, o mercado de Wall Street terminou em baixa, com o Dow Jones a cair 1,58% para 24.361,45 pontos, depois de ter subido em 26 de janeiro até aos 26.616,71 pontos, atual máximo desde que foi criado, em 1896.
O Nasdaq fechou a cair, designadamente 0,50% para 7.396,59 pontos, após ter subido em 12 de março até aos 7.588,33 pontos, atual máximo de sempre.
A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1549 dólares, contra 1,1567 dólares no fecho de terça-feira.