A Bosch Portugal está a recrutar 55 engenheiros para as fábricas de Braga e Aveiro no âmbito da aposta em novos projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D), disse hoje à Lusa o diretor de recursos humanos da empresa.
Corpo do artigo
Segundo João José Ferreira, na fábrica de Braga (Bosch Car Multimedia), especializada em sistemas de navegação para automóveis, serão integrados 35 engenheiros, acolhendo a unidade de Aveiro (Bosch Termotecnologia), focada em sistemas de aquecimento de água, os restantes 20.
Em Braga, o objetivo é apostar no desenvolvimento de novos módulos na área dos sistemas de navegação automóvel, enquanto em Aveiro os engenheiros a recrutar - nas áreas de engenharia eletrotécnica e de computadores - vão integrar um novo centro de desenvolvimento tecnológico na área dos sistemas de aquecimento de água.
Conforme explicou o diretor de recursos humanos da Bosch Portugal, a empresa pretende constituir na fábrica de Aveiro uma equipa focada no desenvolvimento de novas soluções inteligentes baseadas na Internet e aplicações 'web' e móveis para os sistemas de aquecimento de água do futuro.
«O objetivo é criar uma nova forma de relacionamento com os aparelhos de aquecimento de água, desde caldeiras a bombas de calor, esquentadores e sistemas solares, através de um interface de tecnologias que permita, remotamente, trabalhar os aparelhos», disse.
De acordo com João José Ferreira, o objetivo é centralizar em Aveiro - considerado «um dos polos mais importantes de tecnologia e inovação» da Bosch - esta nova competência a nível da divisão de termotecnologia mundial e, posteriormente, exportá-la, «numa lógica de prestação de serviços», para as restantes fábricas do grupo nesta área.
Para além das unidades de Braga e Aveiro, a Bosch possui em Portugal uma fábrica em Ovar (Bosch Security Systems), especializada em sistemas de segurança.
No total, incluindo o departamento comercial em Lisboa, a Bosch emprega cerca de 3.200 pessoas em Portugal, tendo obtido vendas de 865,2 milhões de euros em 2012.