A Comissão de Inquérito Parlamentar sobre o Banco Português de Negócios (BPN) estabeleceu hoje ouvir até ao início de junho Victor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu, e o governador do Banco de Portugal Carlos Costa.
Corpo do artigo
Esta decisão foi tomada por consenso pelos coordenadores das diferentes forças políticas representadas na comissão de inquérito sobre o BPN, numa reunião que decorreu à porta fechada.
Tal como a agência Lusa já tinha avançado, a próxima reunião da comissão de inquérito terá lugar na próxima terça-feira com a presença do ex-ministro de Estado e das Finanças Teixeira dos Santos.
Até ao início de junho, a comissão de inquérito quer concluir mais quatro audições: com o presidente da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, e com Francisco Bandeira e Norberto Rosa, administradores do banco público que estiveram na gestão do BPN.
Os coordenadores das bancadas decidiram ainda, por consenso, que as reuniões da comissão de inquérito realizam-se sempre às terças-feiras (todo o dia) e às sextas-feiras à tarde.
Houve também concordância na necessidade de se abreviarem as intervenções dos deputados, sobretudo nas primeiras rondas de perguntas a quem está a depor.
A reunião com a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, a primeira de todas, durou mais de seis horas, enquanto a do ex-ministro das Finanças e ex-presidente do BPN, Miguel Cadilhe, estendeu-se por mais de cinco horas.