Brasil: Fornecedora da Petrobras investigada pela polícia doou dinheiro ao partido do governo
Uma empresa fornecedora da petrolífera brasileira Petrobras que doou 4,5 milhões de reais ao Partido dos Trabalhadores (PT) está a ser investigada por suspeita de branqueamento de dinheiro.
Corpo do artigo
A Jaraguá Equipamentos foi contratada pela Petrobras para prestar serviços na construção da refinaria Abreu de Lima, em Pernambuco, no nordeste brasileiro.
De acordo com o diário "Folha de São Paulo", a empresa doou 2,5 milhões de reais (82 mil euros) ao PT, em 2010, e mais dois milhões de reais (65 mil euros), nos dois anos seguintes.
A Jaraguá Equipamentos faz parte de uma lista de nove firmas que depositaram um total de 34,7 milhões de reais (11,4 milhões de euros) na conta da MO Consultoria, empresa suspeita de subornar funcionários públicos e políticos.
A Petrobras tem ocupado os noticiários brasileiros da última semana desde que a compra da refinaria norte-americana Pasadena foi apontada como um péssimo investimento, por entre sugestões de desvio de capitais.
A empresa foi adquirida por 1,18 mil milhões de dólares (cerca de 340 milhões de euros) em 2006, montante mais de 20 vezes superior ao que tinha sido pago pela parceira da Petrobras no empreendimento, a Astra Oil, em 2005.