Brasileira Embraer com lucro a subir para mais do dobro em 2016.
Corpo do artigo
A empresa brasileira de aeronáutica Embraer teve um lucro de 173 milhões de euros em 2016, mais 142,3% do que no ano anterior, anunciou hoje a empresa.
O lucro da Embraer, que tem duas fábricas em Évora, Portugal, e uma participação de 65% nas OGMA -- Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, em Alverca, arredores de Lisboa, tinha obtido em 2015 um lucro de 71 milhões de reais.
"A receita líquida subiu 6%, tendo como principais fatores o crescimento nas entregas dos jatos comerciais e o crescimento de 20% da receita do segmento de Defesa & Segurança", sublinha a empresa no relatório de divulgação de resultados.
Já o resultado bruto operacional da empresa (EBITDA) caiu em 2016, cerca de 9,6%, mas a empresa atribui esta descida a "entradas em caixa extraordinárias" obtidas em 2015, traduzidas no balanço da empresa.
O último trimestre foi o melhor do ano, compensando os prejuízos reportados ao trimestre anterior.
Na divulgação dos resultados do último trimestre do ano passado, hoje apresentados também na página da companhia brasileira na Internet, esta refere que entregou 32 aeronaves comerciais e 43 executivas.
O total anual foi de 108 aeronaves comerciais e 117 aeronaves executivas entregues, o maior volume nos últimos seis anos.