A proposta foi aprovada por unanimidade. A imprensa brasileira e a agência Bloomberg garantem que foi esta a decisão tomada na reunião do conselho de administração da Oi. Os trabalhadores da PT reagem com preocupação e desejam veto da PT SGPS ao negócio.
Corpo do artigo
A venda da PT aos franceses da Altice deu um primeiro passo na última noite no Brasil. Os acionistas da Oi, que detém a empresa portuguesa desde maio último,aprovaram na a venda dos ativos da PT à Altice. Oficialmente ainda nada foi declarado, mas a agência Bloomberg, citando fontes que estão a par de todo o processo, garante que o conselho de administração da empresa brasileira foi unânime na votação do negócio.
Sem surpresa, mas com preocupação, os trabalhadores da Portugal Telecom reagem desta forma à notícia que chegou durante a noite.
O Sindicato dos Trabalhadores da PT acalenta agora a esperança de que a PT SGPS vete o negócio.
A notícia do aval da Oi à compra da PT pela Altice surge três dias depois os brasileiros terem confirmado que estavam em negociações exclusivas com o grupo francês para alienar a empresa por 7400 milhões de euros.
O negócio tem agora de ser submetida à assembleia de acionistas da Portugal Telecom SGPS, até ao dia 20 deste mês.
A Autoridade da Concorrência pode, também, ser chamada a pronunciar-se sobre este negócio já que o grupo francês detém, em Portugal, a Cabovisão e a Oni.
Os fundos Apax e Bain, que entraram na corrida à compra da PT em conjunto com a portuguesa Semapa, de Pedro Queiroz Pereira, ofereceram 7075 milhões de euros, mas foram ultrapassados pela Altice.
Quanto à Terra Peregrin, detida pela empresária Isabel dos Santos, admitiu, ontem, que se a PT Portugal for vendida pela brasileira Oi, «muito provavelmente» deixará cair a Oferta Pública de Aquisição sobre a PT SGPS.