A Comissão Europeia esclarece que as negociações para a ajuda a Portugal prosseguem e que, por isso, o pacote de ajuda negociado pela "troika" com as autoridades portuguesas ainda não está concluído.
Corpo do artigo
As «notícias que vimos quarta-feira [sobre a conclusão das negociações] não são precisas, em nenhum dos seus elementos», disse hoje em Bruxelas o porta-voz do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Amadeu Altafaj Tardio, acrescentando que «as discussões prosseguem em Lisboa».
A edição online do semanário Expresso avançou que o programa de assistência está concluído, devendo o memorando de entendimento ser entregue ao Governo até ao final desta semana.
O jornal adiantou que está mesmo prevista a realização de uma conferência de imprensa final da "troika", formada pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, entre 1 e 4 de maio, em Lisboa.
Contudo, Amadeu Altafaj Tardio lembrou que «não há acordo até todo o acordo» estar definido e indicou que, uma vez que haja um entendimento técnico, este «será apresentado à imprensa, numa conferência de imprensa a ser realizada em Lisboa, tal como foi feito em Atenas e em Dublin», por ocasião dos anteriores pacotes de ajuda prestados à Grécia e Irlanda, mas rejeitou que tenha sido definida uma data limite.