A autoridade da concorrência europeia questiona a pré-instalação de aplicações da Google nos aparelhos que usam o sistema operativo Android, limitando o acesso dos utilizadores a outras aplicações.
Corpo do artigo
Os problemas da Google com a Comissão Europeia, relativamente a questões de concorrência, estão prestes a ter novos desenvolvimentos. Segundo fontes citadas pelo site Politico e pelo The New York Times, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, deverá avançar esta quarta-feira com uma queixa contra o sistema operativo móvel Android.
A Comissão teme que os termos e condições que a Google impõe aos fabricantes de telemóveis, para uso do sistema Android, possam estar a dar uma vantagem injusta às aplicações da Google e a limitar o acesso dos consumidores a outras apps.
"A nossa preocupação é que, ao exigir aos fabricantes e operadores que instalem nos telemóveis um grupo de aplicações da Google - em vez de os deixarem decidir de forma autónoma que aplicações devem disponibilizar- a Google esteja a barrar uma das principais formas que as novas aplicações têm para conseguirem chegar aos consumidores", defendeu a comissária europeia numa intervenção feita segunda-feira em Amesterdão.
Fonte da Google, citada pela agência Reuters, nega que a gigante da internet esteja a forçar os fabricantes a aceitar contratos de exclusividade e lembra que continua em negociações com a Comissão Europeia sobre as várias questões levantadas nos últimos anos no que toca a questões de concorrência.
"Qualquer pessoa pode usar o Android com ou sem as aplicações da Google. Os fabricantes podem decidir como usar o sistema Android e os consumidores têm sempre a última palavra sobre as aplicações que querem usar", explicou em comunicado o porta-voz da Google, Mark Jansen.
Escreve o The New York Times que, apesar da posição assumida pela Google, a nova queixa da Comissão Europeia contra o sistema Android - que alimenta 77 por cento dos telemóveis na Europa - deverá representar um forte revés para a empresa numa altura em que tenta fortalecer a sua posição no mercado das comunicações móveis.