Bruxelas quer reduzir em 35% custos administrativos das pequenas e médias empresas
O anúncio foi feito em Estrasburgo pelo comissário europeu para a economia. Valdis Dombrovskis garante que a redução de custos administrativos será no mínimo de 35% para pequenas e medias empresas e de 25% para as restantes tipologias empresariais
Corpo do artigo
A Comissão Europeia quer reduzir em pelo menos 35% os custos administrativos das pequenas e médias empresas (PME) e em 25% para todas as outras, num esforço para aumentar a competitividade europeia. A garantia foi dada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, pelo comissário europeu para a Economia e Simplificação.
Valdis Dombrovskis assegura que o executivo comunitário está "a estabelecer objetivos ambiciosos, já revelados na Bússola de Competitividade, reduzindo os encargos administrativos em, pelo menos, 25% para todas as empresas e 35% para as PME" e garante que os resultados vão ser conhecidos, pois serão apresentados regularmente os progressos conseguidos.
O comissário europeu adiantou ainda que a simplificação está no centro do plano da UE para conseguir uma Europa mais competitiva. Além disso, a regulamentação é vista por mais de 60% das empresas do espaço europeu comum como um obstáculo ao investimento, com 55% das pequenas e médias empresas a assinalarem os obstáculos regulamentares e os encargos administrativos como o seu maior desafio.
Bruxelas pretende apresentar a primeira de cinco pacotes globais ('omnibus') de simplificação previstos para este ano, já no próximo dia 26, cobrindo áreas como a política agrícola comum, os instrumentos de investimento da UE, que utilizam fundos europeus para apoiar projetos que têm dificuldade em obter financiamento nos mercados, entre outras.
Dombrovskis afirma que "o que estamos a tentar fazer é criar as condições adequadas para que haja mais inovação, mais empresas, maior crescimento e melhores empregos na Europa, que são importantes não só para manter o nosso bem-estar e o nosso modelo social, mas também para a nossa capacidade de ter êxito nas transições ecológica e digital."