O banco central alemão Bundesbank alertou hoje o Banco Central Europeu (BCE) para os riscos que a compra de dívida soberana de alguns países da zona euro pode representar para a estabilidade financeira.
Corpo do artigo
No boletim mensal de agosto hoje publicado, o Bundesbank critica a compra de dívida soberana pelo BCE «tendo em conta os riscos notáveis para a estabilidade».
O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou no início do mês que a instituição financeira comprará dívida dos países com dificuldades de financiamento de forma a baixar os prémios de risco, se bem que com determinadas condições.
Os países deverão apresentar primeiro um pedido de ajuda aos fundos de resgate europeu.
O Bundesbank acrescenta também no boletim mensal que os governos e os parlamentos é que devem decidir uma possível mutualização dos riscos de solvência.
O BCE iniciou em maio de 2010 um programa da compra de dívida soberana para ajudar a Grécia e alargou-o em agosto do ano passado para apoiar a Espanha e a Itália, apesar da oposição do Bundesbank.
A entidade monetária europeia tem na sua carteira títulos de dívida soberana de vários países no valor de 211.500 milhões de euros.