A fabricante chinesa de veículos elétricos registou 7231 carros vendidos no continente europeu, em abril de 2025, superando os 7165 da Tesla, que durante vários anos foi a líder do segmento
Corpo do artigo
A venda de automóveis da BYD disparou 169% em termos homólogos em abril, de acordo com o relatório mensal da consultora automóvel, JATO Dynamics, retirando a Tesla do Top 10 na Europa, o que é considerado inédito.
A fabricante norte-americana viu as suas entregas caírem 49% nos quatro primeiros meses do ano, mas, mesmo assim, regista uma queda menos acentuada em Portugal, onde as vendas diminuíram 26% no primeiro trimestre do ano.
Quanto à construtora chinesa, que já tinha ultrapassado a Tesla a nível mundial, a estreia na Europa acontece só agora, uma vez que a marca norte-americana foi dominante até abril e é um continente em que a BYD apenas iniciou oficialmente as suas operações no final de 2022.
Mas há outras marcas chinesas a crescer no mercado mundial. A Xiaomi, com 154,9 mil milhões de euros de capitalização bolsista, está em terceiro no ranking e a BYD na quarta posição com 153,9 mil milhões de euros.
Depois do trambolhão no arranque do ano, atribuído à reação das políticas de Donald Trump, da qual passou a fazer parte o magnata de origem sul-africana, a Tesla ainda vale mais de um bilião de dólares e a fortuna de Elon Musk está ainda avaliada em 366,3 mil milhões de euros.
Quanto aos fabricantes europeus, a Ferrari aparece no quinto do ranking. A marca italiana de desportivos de luxo vale cerca de 78,4 mil milhões de euros e a Stellantis, que agrega 14 marcas automóveis, agora na 18.º posição do mundo, tem um valor de mercado de cerca de 27,3 mil milhões de euros.
