Menos portugueses vão fazer férias fora de casa em 2012. Dos que saem, Portugal é cada vez mais o destino escolhido.
Corpo do artigo
Há mais portugueses que pretendem passar as férias em casa este ano. Um inquérito do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo revela que apenas um quarto vão sair, este verão, da zona de residência. Entre os poucos que saem de casa, existem cada vez mais a ficar por Portugal sobretudo em casa de amigos ou família.
O inquérito mostra que metade dos portugueses vão ter férias entre Junho e Setembro, mas destes apenas 53% vão sair de casa. Ou seja, este ano há mais portugueses a ter férias na época de calor, mas menos a passá-las fora da área de residência: eram 81% em 2010, 74% em 2011 e 53% em 2012.
O presidente deste instituto explica que a culpa é da crise, do desemprego e das medidas de austeridade como o corte nos subsídios de férias. Pelo menos são essas as razoes mais apontadas pelos inquiridos para não sair de casa durante as semanas de descanso. Neste verão, apenas 1 em cada 4 portugueses vai fazer férias fora da área de residência e dos poucos que se afastam do lar, 80% não pretendem sair de Portugal, na percentagem mais elevada dos últimos anos (50% em 2010 e 76% em 2011).
Entre os que saem de casa, 25% pensam pagar um hotel ou uma pensão. A maioria vai para casa de família ou amigos (23%) ou uma segunda casa própria (17%), e são cada vez mais os que alugam casa (20%). Perto de 55% dos portugueses que têm férias no verão descansam em Agosto e entre os poucos que pensam sair de casa o Algarve continua a ser o destino mais comum. Para quem sai do país, Espanha é o destino mais vezes escolhido.