A decisão já era esperada e foi tomada na assembleia geral extraordinária desta tarde. Passagem a sociedade anónima tem sido exigida pelo Banco de Portugal.
Corpo do artigo
A assembleia geral da Caixa Económica Montepio Geral aprovou esta terça-feira a transformação do banco mutualista em sociedade anónima. Este era um passo exigido pelo Banco de Portugal.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Caixa Económica Montepio Geral refere que "a assembleia geral, reunida em sessão extraordinária decidiu aprovar o Relatório Informativo e Projeto de Estatutos da CEMG, nos exatos termos que mereceram a concordância do Banco de Portugal, com a consequente aprovação da transformação da CEMG em sociedade anónima".
A mesma nota refere ainda que foi decidido que o conselho de administração executivo do banco mutualista realizará "todos os atos necessários à efetivação da referida transformação, sem prejuízo das competências conferidas ao Montepio Geral - Associação Mutualista".
Este era um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião, segundo a convocatória disponível no portal da CMVM.
Na última sexta-feira, a Montepio Geral Associação Mutualista, dona do banco mutualista, enviou uma nota explicativa sobre a transformação da CEMG em sociedade anónima. "O objetivo desta reunião será ultimar o processo de transformação da CEMG em sociedade anónima".
Na semana passada, a Caixa Económica Montepio Geral apresentou um prejuízo de 86,5 milhões relativo ao exercício do ano passado, uma melhoria face ao resultado líquido negativo de 243 milhões de euros em 2015.