O Presidente da República defendeu hoje que as perspetivas «muito favoráveis» de crescimento económico e melhoria das condições de vida em Moçambique criam «novas oportunidades de negócio entre empresas portuguesas e moçambicanas».
Corpo do artigo
«Essas perspetivas muito favoráveis de crescimento económico e de melhoria do bem-estar da população moçambicana criam novas oportunidades de negócio entre empresas portuguesas e moçambicanas», afirmou Cavaco Silva.
O Chefe de Estado português falava no Palácio de Belém, em Lisboa, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, que se encontra de visita a Portugal.
«Acreditamos que o desenvolvimento de parcerias entre empresas dos dois países contribui para diversificar a economia moçambicana», sustentou Cavaco Silva.
O Presidente português referiu-se ao aumento de empresas portuguesas que «mostram um interesse crescente em investir e criar emprego em Moçambique».
«As perspetivas que temos são de forte desenvolvimento e progresso em Moçambique nos próximos anos, na continuação dos esforços que têm vindo a ser desenvolvidos», disse.
Cavaco Silva qualificou de «excelentes» as relações entre Portugal e Moçambique, sublinhando que esta visita «é precisamente o reflexo da excelência das relações» entre os dois países, «quer ao nível bilateral, quer ao nível multilateral».
«Prova disso também, tivemos a segunda cimeira luso-moçambicana em Maputo, em março do ano passado, em que a cooperação entre os dois países foi aprofundada em praticamente todos os domínios. As relações entre os nossos dois países refletem também os laços históricos e a língua comum, entre Portugal e Moçambique», declarou.
O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, está de visita a Portugal até quinta-feira, a convite de Cavaco Silva.