O Presidente da República arranca hoje para os EUA, onde vai participar na Conferência dos Oceanos e onde tem encontros com empresários de Silicon Valley. Cavaco Silva segue depois para o Canadá, onde se reúne com a comunidade portuguesa.
Corpo do artigo
Um dos objetivos desta visita de Cavaco Silva à Califórnia é melhorar a imagem de Portugal na área das tecnológicas e, portanto, esse é assunto em destaque com os encontros com empresários de Silicon Valley.
De acordo com Belém, a «imagem do exterior de Portugal é bastante diferente para pior da realidade» e, por isso, o Presidente da República quer que esse deixe de ser um «obstáculo para que o país passe a estar na rota do investimento» em tecnologia e inovação.
Este tem sido um dos últimos cavalos de batalha do chefe de Estado. Num encontro que vai ter com grandes empresários e onde vai estar também a antiga secretaria de Estado Condoleeza Rice, Cavaco quer fazer desse o assunto central e frisar que a inovação e o empreendedorismo podem contribuir para uma recuperação da economia mais rápida e mais eficaz.
Outro tema caro ao PR é o mar e por isso, em São Francisco, Cavaco Silva vai fazer uma intervenção na cimeira dos Oceanos, onde quer mostrar que Portugal é um país capaz de liderar este assunto a nível internacional.