O Presidente da República encontra-se hoje pela primeira vez com o seu homólogo francês, François Hollande, no último de dois dias de uma deslocação a Paris, onde terá ainda um encontro com investidores franceses.
Corpo do artigo
Cavaco Silva continua, em França, a fazer um discurso quase de campanha eleitoral, elogiando os progressos do país em diversas áreas.
O sucesso do programa de ajustamento é um dos principais argumentos do presidente, para ir apresentando Portugal como um país diferente, para melhor.
Esta manhã, o Presidente vai tentar convencer alguns dos mais poderosos empresários franceses a investir mais em Portugal.
A reunião, num dos melhores hotéis da capital francesa, junta, apenas como exemplo, os mais altos responsáveis de grupos como a PSA-Peugeot Citroen, a Altice (que comprou a PT), a Vinci (que detém a ANA), ou o banco BNP Paribas que está a ajudar o Banco de Portugal na privatização do Novo Banco.
As palavras, sobre o sucesso do caso português, vão repetir-se, tal como ontem à noite, durante um encontro com elementos da comunidade portuguesa em França.
A visita de dois dias de Cavaco Silva à capital francesa termina com o encontro com François Hollande, no qual discutirão assuntos da agenda bilateral e internacional.
O Governo português estará representado pelos secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.