O CDS-PP destacou hoje a queda «coerente» e «consistente» dos números do desemprego, reconhecendo que os mesmos permanecem altos mas os dados do INE dão «esperança» e «motivação» para continuar a trabalhar para a sua redução.
Corpo do artigo
«É uma descida coerente, consistente, reiterada, desse mesmo desemprego», enalteceu o líder parlamentar centrista, Nuno Magalhães, a propósito da queda do desemprego para os 13,9% no segundo trimestre deste ano.
O «esforço e mérito de trabalhadores e empresas» foi elogiado pelo parlamentar do CDS-PP, que advogou ainda que a redução dos indicadores de desemprego tem sido aliada à criação líquida de emprego.
«Há, ao contrário do que certa oposição quer fazer crer, criação líquida de emprego. Num só ano houve a criação líquida de 90 mil postos de trabalho, sendo que se dá o caso de ser sobretudo trabalho sem termo, efetivo. Por cada contrato a termo foram celebrados oito contratos sem termo, e isso revela confiança na economia, confiança nesta recuperação económica», sustentou Nuno Magalhães.
Segundo dados revelados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego caiu para os 13,9% no segundo trimestre deste ano, uma queda homóloga de 2,5 pontos percentuais e um recuo de 1,2 pontos face ao trimestre anterior.
Ainda de acordo com as estatísticas do emprego relativas ao segundo trimestre de 2014, neste período, a população desempregada foi de 728,9 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 15,9% e uma queda em cadeia de 7,5%, ou seja, menos 137,9 mil pessoas e menos 59,2 mil pessoas, respetivamente.