Pedro Mota Soares criticou, esta segunda-feira no Parlamento, o Executivo por, passado três dias após o pedido de ajuda externa, ainda não ter dito por que não adia o TGV entre Poceirão e Caia. Já o BE lembrou que o TGV é um investimento importante.
Corpo do artigo
«Há três dias que Portugal pediu ajuda externa e até ao momento ainda não disse por que é que não adia o TGV entre Poceirão e Caia», disse.
O até agora líder parlamentar do CDS-PP sublinhou que, «numa altura em que Portugal não tem dinheiro e em que o maior problema das contas públicas portuguesas é o seu endividamento, ninguém compreende a teimosia do Governo em manter uma obra que vai ter como consequência o aumento exponencial do endividamento».
O democrata-cristão avisou ainda que o Governo corre o risco de tornar inevitáveis algumas obras previstas com o TGV, como a ligação entre Lisboa e Poceirão, a terceira travessia sobre o Tejo, a ligação ao novo aeroporto e até mesmo o novo aeroporto.
Por seu turno, o Bloco de Esquerda considera que o TGV é um investimento importante, em especial, no que diz respeito a mercadorias.
No entender da deputada Helena Pinto, com esta decisão de adiar o TGV, o Governo não está a ajudar a relançar a economia.