Os centros de inspeção automóvel estão a abordar os clientes, à medida que aparecem com os veículos, para pedirem a autorização obrigatória ao abrigo do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD).
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O presidente da Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA), Paulo Areal, explica que "os utentes estão agora a aparecer nos centros de inspeção em função das datas de matrícula e só após aparecerem nos centros é que nós solicitamos o seu consentimento. Este será um processo contínuo e que tem sido bem aceite" pelos consumidores.
Os centros de inspeção também são envolvidos neste regulamento porque guardam os telefones dos clientes para enviarem alertas sobre as próximas inspeções. "Um principio que a maior parte dos centros realiza é a informação por SMS da data da próxima inspeção e, neste sentido temos vindo a solicitar o preenchimento e assinatura de declarações de consentimento para que esse procedimento se realize", adianta Paulo Areal.
Para a ANCIA a adaptação ao novo regulamento é um "processo que tem decorrido normalmente". Tiveram "em determinada altura a realização de diversas ações de sensibilização junto dos gestores dos centros de inspeção e temos programadas ações de formação para todos os colaboradores do centros de inspeção".
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Mas face ao ritmo a que é possível recolher os consentimentos Paulo Areal defende que "deveria haver um período de transição para o cumprimento desta medida".