O IMT declarou que os carros atingidos pelo escândalo de emissões da Volkswagen que não tiverem sido reparados deverão chumbar automaticamente na inspeção automóvel.
Corpo do artigo
A Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) ainda não recebeu qualquer ordem para chumbar na inspeção os carros que não tenham sido reparados na marca, depois do escândalo das emissões no Grupo Volkswagen.
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) determinou que a falta desta reparação passará irá ser motivo suficiente para que os veículos não passem na inspeção, mas Bruxelas não decidiu, até agora, a partir de quando é que isso vai acontecer.
Paulo Areal, presidente da ANCIA, associação que representa os empresários das inspeções, garante à TSF que tudo se mantém inalterado e que nem os próprios centros têm dados suficientes para saber quais os veículos afetados pela manipulação de dados no Grupo Volkswagen.
"Neste momento não temos nenhuma indicação do IMT para proceder a qualquer teste adicional nesse tipo de veículo. Não temos, inclusive, a listagem dos veículos que foram afetados por essa manipulação de dados", disse Paulo Areal.
TSF\audio\2018\04\noticias\02\paulo_areal_1_nenhuma_indicacao
Paulo Areal defende que é preciso que uma entidade externa - e não a própria marca - garanta que a reparação dos veículos resolve o problema das emissões de gases.
TSF\audio\2018\04\noticias\02\paulo_areal_2_entidade_externa
Os centros de inspeção disponibilizaram-se para serem responsáveis pelo trabalho de reparação das viaturas afetadas, mas o processo não chegou a avançar.
TSF\audio\2018\04\noticias\02\paulo_areal_3_disponiveis
Centenas de proprietários de automóveis atingidos pelas fraudes nas emissões poluentes queixam-se de regressos constantes às oficinas depois de terem sido chamados para a correção da marca e alegam que vão avançar com uma associação de lesados da Volkswagen.