Com este fecho, que dá lugar aos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional, o Governo pretende mais exigência e rigor nos Processos de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências.
Corpo do artigo
Os centros Novas Oportunidades foram encerrados oficialmente, esta quinta-feira, dando lugar aos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional.
Com esta mudança, o Governo pretende que a nova rede atue de forma mais integrada e coordenada do que a anterior e interaja com as restantes respostas disponível no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.
Ainda segundo o texto publicado no Diário da República, o Executivo quer mais respostas para as verdadeiras necessidades de qualificação de jovens e adultos e mais realismo, bem como mais exigência e rigor nos Processos de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências.
Estes processos terão agora alterações ao nível das avaliações qualitativas e quantitativas e da demonstração das competências de cada adulto por intermédio de uma prova escrita, oral ou prática ou de uma prova com todas estas tipologias.
Estas provas serão analisadas por um júri externo e independente, que poderá incluir um representantes das associações empresariais locais.
Ainda de acordo com este documento, os novos centros poderão surgir em agrupamentos de escolas ou em escolas não agrupadas dos ensinos básico e secundário público, centros de gestão direta e participada do IEFP, bem como noutras entidades certificadas e reconhecidas como formadoras.