CGD aumenta lucros em 2018 para 496 milhões de euros, dez vezes mais que em 2017
Banco público tinha registado lucros de apenas 51,9 milhões de euros no ano anterior.
Corpo do artigo
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) teve lucros consolidados de 496 milhões de euros em 2018, bem acima dos 51,9 milhões de euros registados em 2017, divulgou esta sexta-feira o banco público.
Este é o segundo ano consecutivo de lucros da CGD, depois de entre 2011 e 2016 os prejuízos acumulados terem superado os 3.800 milhões de euros.
A CGD está envolvida numa polémica desde a semana passada devido à divulgação da versão preliminar de uma auditoria à gestão entre 2000 e 2015, datada de dezembro de 2017, que revelou concessão de créditos mal fundamentada, atribuição de bónus aos gestores com resultados negativos, interferência do Estado e aprovação de empréstimos com parecer desfavorável ou condicionado da direção de risco.
Uma nova comissão parlamentar de inquérito à CGD deve agora avançar, depois de o CDS-PP ter negociado com PS, BE e PSD um texto comum de proposta.
O presidente da CGD entregou esta sexta-feira ao início da tarde, no parlamento, a versão final da auditoria, depois de a Procuradoria-Geral da República não se ter oposto à sua divulgação.
Leia mais:
- Paulo Macedo entregou auditoria à CGD no parlamento. Mas não está completa
- Relatório da auditoria à CGD já foi divulgado. Consulte aqui