Chinesa Xpeng aterra em Portugal com veículos 100% elétricos, mas ainda sem carros voadores
Não chegou de carro voador, que já testou na China, mas com dois modelos SUV e um desportivo. A chinesa Xpeng, pioneira na tecnologia para veículos elétricos, entrou oficialmente em Portugal
Corpo do artigo
O arranque da operação da Xpeng no mercado português foi marcado, esta quinta-feira, com o lançamento da gama que a construtora chinesa de automóveis quer comercializar no país, desde o G6 (um SUV Coupé) ao G9 (um SUV familiar) até ao P7 (um sedã desportivo).
O evento de lançamento da empresa em Portugal contou com a presença de Brian Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Xpeng, e Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional, após chegarem a acordo estratégico para a distribuição e importação destas viaturas no mercado nacional.
Esta colaboração com a marca chinesa, líder e pioneira nas tecnologias de veículos elétricos inteligentes, vai permitir ao grupo português vender os veículos elétricos na Península Ibérica, tanto em Portugal, como em Espanha.
A Xpeng foi fundada em 2014 com a aposta na utilização de tecnologias inteligentes como ponto de viragem para a mobilidade do futuro, mas depressa anunciou a sua intenção de estabelecer presença em vários mercados europeus, do Médio Oriente e de África, no âmbito da estratégia “Go Abroad 2.0”, com o objetivo de oferecer a "melhor tecnologia inteligente" em carros elétricos e a "melhor experiência e qualidade de serviço" para todos os consumidores.
Para o presidente da Xpeng, é um "orgulho" ter a Salvador Caetano como parceiro estratégico em mercados muito importantes, como Espanha e Portugal. Brian Hongdi Gu considera que a experiência internacional, com longo histórico na distribuição de marcas na Europa, América do Sul e África, posiciona-a como a melhor escolha para garantir representação da marca chinesa na Península Ibérica, bem como explorar futuras parcerias.
Já Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional, destaca a importância estratégica desta parceria: “Esta aliança estratégica estabelece as bases para uma parceria sólida entre a Xpeng e a Salvador Caetano Auto que nos permitirá oferecer rapidamente os automóveis elétricos tecnologicamente avançados da Xpeng no mercado da Península Ibérica, graças à implementação, em cada mercado, com total foco nas necessidades dos nossos clientes.”
A construtora chinesa está a trabalhar para fazer avançar as suas principais tecnologias, incluindo a condução autónoma, a SEPA 2.0 e os cativantes sistemas de infoentretenimento nos veículos. Sediada na China, na cidade de Guangzhou, e na Europa, em Amesterdão, tem escritórios adicionais em Pequim, Xangai e Silicon Valley, nos EUA. Também já testou o carro voador que concebeu com a divisão HT Aero da Xpeng, que hoje em dia é uma entidade separada, fruto de um investimento de 500 milhões de dólares.
O novo carro voador chama-se eVTOL (de electric vertical take-off and landing), tem dois mil quilos, oito rotores para descolar e aterrar na vertical, mas, apesar da primeira experiência, ainda não está pronto a ser comercializado.
Portugal não vai contar com este protótipo, ainda em fase de desenvolvimento, mas apenas a gama que a empresa pretende colocar à venda neste primeiro ano de presença na Península Ibérica.
