Os bancos do Chipre vão permanecer fechados até quinta-feira, depois de o parlamento ter adiado para terça-feira o debate do plano de resgate ao país.
Corpo do artigo
«Os bancos continuarão fechados na terça e na quarta-feira», para evitar uma corrida às agências, indicou um responsável do Banco Central do Chipre.
Como hoje é feriado em Chipre, os bancos ainda não abriram desde que no sábado foi anunciado um plano de ajuda internacional ao país, que prevê como contrapartidas por um empréstimo de 10 mil milhões de euros a cobrança de taxas sobre os depósitos bancários.
Entretanto, os ministros das Finanças da Zona Euro vão encontrar-se esta tarde para uma conferência de imprensa sobre o Chipre.
O anúncio, que previa a aplicação de taxas de 6,75% sobre os depósitos até 100 mil euros e de 9,9 por cento para valores acima de 100 mil euros, provocou uma corrida às caixas multibanco e fez cair os mercados financeiros.
As agências internacionais revelaram entretanto que o Governo cipriota estará a negociar um novo plano, que prevê atenuar as taxas ou mesmo isentar os pequenos depositantes.