O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, considra que «esta nova data vai permitir finalizar uma estratégia global para a crise da dívida na Zona Euro».
Corpo do artigo
As cimeiras da União Europeia e da Zona Euro foram adiadas para 23 de Outubro para dar mais tempo aos Estados membros para afinarem a resposta à crise da dívida, anunciou o presidente da UE.
«Esta nova data vai permitir finalizar uma estratégia global para a crise da dívida na Zona Euro», afirmou Herman Van Rompuy em comunicado sobre estas duas cimeiras que se deveriam realizar a 17 e 18 de Outubro.
O presidente do Conselho Europeu explicou ainda chegou a esta decisão após uma ronda de consultas com o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, e com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
Van Rompuy adiantou ainda que foram alcançados «progressos significativos» na execução das medidas da cimeira de 21 de Julho, como a aplicação do pacote de seis peças legislativas para a coordenação das políticas e ratificação praticamente concluída da flexibilização do fundo de resgate europeu.
O presidente da União Europeia acrescentou ainda que há problemas por resolver como a situação da Grécia, considerando que está intimamente ligada à recapitalização dos bancos.