Mais dinheiro para financiar as empresas. O apelo, sob a forma de ação sensibilização, será feito hoje pela CIP a cinco banqueiros e dois ministros.
Corpo do artigo
O pedido de financiamento da CIP será realizado numa conferência sobre o financiamento da economia, organizada pela Confederação Empresarial.
A CIP continua a dizer que o crédito é pouco e quando existe está demasiado caro para o que as empresas possam pagar. O presidente, António Saraiva, percebe as limitações dos bancos, mas espera alguma cedência.
«Não estamos a defender que se atire dinheiro para os problemas, mas para empresas viáveis, com dimensão de exportação, que muitas vezes não têm dinheiro para as matérias primas para as encomendas firmes que têm, há que saber encontrar mecanismos de financiamento e dotar estas empresas que são viáveis e têm futuro para manterem o emprego e desejavelmente aumentá-lo», defende.
Para além dos banqueiros, os empresários vão ter presentes nesta conferência os ministros da Economia e das Finanças. A CIP diz que o Governo tem sido muito lento. Os empresários pedem rapidez na criação do Banco de Fomento.
Os pedidos da CIP vão ser escutados hoje por Álvaro Santos Pereira e Vítor Gaspar que passarão pela conferencia da CIP. Do lado dos bancos está anunciada a presença dos presidentes do BES, BCP, Caixa Geral de Depósitos, BPI e Santander Totta.