Clientes "reclamam um bocadinho do preço", mas "acabam sempre por levar" algum doce de Páscoa
O preço de chocolate aumentou, mas a procura por amêndoas e ovos da Páscoa não está a abrandar. Essa é a experiência d'"A Favorita do Bolhão", uma mercearia tradicional na baixa do Porto, que adianta ainda que cada vez mais jovens estão a optar por comprar produtos a granel
Corpo do artigo
São gavetas e gavetas cheias de diferentes receitas de amêndoas doces. O responsável da loja A Favorita do Bolhão, na baixa do Porto, mostra à TSF algumas das opções. “[Temos] desde o tradicional de amêndoa torrada, ao chocolate de leite, chocolate negro, chocolate branco... e depois temos um bocadinho mais exóticas: de lima, maracujá, framboesa, frutos vermelhos”.
O difícil é não ficar com fome ou não se deixar levar pela curiosidade. Nuno Jesus afirma que tenta inovar com os seus parceiros locais, que produzem as amêndoas. “Tentamos, todos os anos, ter algumas novidades porque os clientes gostam de experimentar coisas novas.”
O preço do cacau aumentou, e isso reflete-se nos ovos de chocolate e nas amêndoas doces. Porém, Nuno Jesus ainda não sentiu uma quebra na venda. “Para já, as vendas estão idênticas [ao ano passado]. As pessoas reclamam um bocadinho do preço, mas acabam sempre por levar qualquer coisa”, afirma.
Durante a visita da TSF, Leonor Botelho é uma das clientes a levar alguma coisa. Apesar da subida do preço, não quis deixar de levar uma prenda de Páscoa para as amigas. São saquinhos com amêndoas, embrulhados e fechados com uma fita. “É um miminho de Páscoa.”
Leonor adianta ainda que comprar a granel é uma preferência que tem durante todo o ano. “Porque levo mais”, partilha, com um sorriso. Mas não é a única. Nuno Jesus acrescenta que cada vez mais jovens escolhem produtos não embalados.
“[Temos cada vez mais] clientes de uma faixa etária bastante jovem que têm cuidado com o desperdício e com o uso dos sacos de plástico. Muitas vezes trazem os próprios sacos de casa e pedem-nos para colocar o produto nesses sacos”, descreve.
Além da venda a granel, há outra razão que pode levar os clientes a mercearias como esta. “Tem um atendimento completamente diferente, muito mais personalizado, são muito mais amáveis”, diz Leonor Botelho, sublinhando que este serviço “não tem comparação” com o das grandes superfícies. Um outro cliente, Pedro Chaves, considera que os produtos também são melhores.
“Muitas vezes [lojas como esta] apresentam melhor qualidade do que aquela ‘standarização’ toda [das grandes superfícies], de tudo igual em todo o lado. Estes sítios são curiosos, antigos, têm traça. Estão cá há muitos anos, por alguma coisa: apresentam qualidade”, entende.
Inaugurada em 1934, A Favorita do Bolhão tem 91 anos. Está desde então na baixa do Porto, sempre no âmbito na venda a granel e garrafeira.
