O INE indica que o clima económico voltou a cair em Junho, continuando a descida iniciada em 2010, tal como a confiança dos consumidores que se aproxima do seu mínimo histórico.
Corpo do artigo
De acordo com os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores hoje divulgados pelo INE, o indicador de clima económico sofreu um agravamento para os -2,2 pontos em Junho, depois de uma queda de -2 pontos em Maio.
A queda deste indicador explica-se pela evolução negativa de praticamente todos os indicadores de confiança sectoriais, com excepção dos serviços, que registou uma melhoria de Maio para Junho, dos 13,6 para os 12,5 pontos.
No entanto, todos os outros apresentaram valores mais negativos, com destaque para o indicador de confiança da construção e obras públicas que piorou para os 54,4 pontos, o seu pior registo da série iniciada em Abril de 1997.
A confiança dos consumidores segue já no seu terceiro mês consecutivo a piorar, atingindo os -50,7 pontos em Junho deste ano, aproximando-se cada vez mais do valor mais baixo da série iniciada em Setembro de 1997, atingido em Março de 2009 (-51 pontos).
A evolução deste indicador explica-se em parte com o piorar das expectativas dos inquiridos no que diz respeito à situação financeira no lar nos próximos 12 meses (atingiu este mês o pior registo da série).