O indicador de clima económico piorou em Maio para dois pontos negativos, descendo 0,2 pontos face aos -1,8 de Abril e mantendo a tendência negativa iniciada em Julho do ano passado.
Corpo do artigo
De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), «em Maio, o indicador de sentimento económico diminuiu na Área Euro (AE) e na União Europeia (UE27)».
Em Portugal, acrescenta o documento, «o indicador de actividade económica, disponível até Abril, diminuiu ligeiramente, retomando o perfil decrescente observado desde Setembro», de 2 para 1,9 pontos.
«O indicador de consumo privado voltou a diminuir em termos homólogos, embora estabilizando face a Março, reflectindo o contributo negativo da componente de consumo duradouro», afirma o texto.
No que diz respeito às importações e exportações, o INE sublinha que «em Abril voltaram a observar-se crescimentos homólogos expressivos em termos nominais, quer no que se refere às importações quer, sobretudo, às exportações, 8,8 por cento e 16,2 por cento (9,2 por cento e 17,6 por cento em Março), respectivamente».
A inflação, por outro lado, abrandou face ao valor verificado no mês anterior, descendo para 3,8 por cento em Maio, quando em Abril este valor era de 4,1 por cento. «Excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, essa variação homóloga situou-se em 2,5 por cento (2,6 por cento no mês anterior)», acrescenta o INE.