A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje que suspendeu a negociação das ações do BPI e do BCP «até à divulgação de informação relevante».
Corpo do artigo
Esta suspensão acontece depois da confirmação do BCP de que recebeu uma carta da empresária angolana Isabel dos Santos, em nome da Santoro Finance, a propor uma fusão com o BPI.
«O BCP informa ter recebido hoje uma carta da Santoro Finance - Prestação de Serviços, fazendo a promoção junto das administrações do Banco BPI e Millennium BCP da análise de uma operação de fusão entre as duas entidades», adiantou o banco em comunicado.
O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários deliberou a «suspensão da negociação das ações do Banco BPI, S.A. e do Banco Comercial Português, SA., até à divulgação de informação relevante sobre os emitentes», informou o supervisor do mercado.
Antes de a CMVM ter anunciado a suspensão da negociação das ações dos dois bancos, o BPI liderada os ganhos do índice principal da bolsa de Lisboa, o PSI20, ao ganhar 6,76% para 1,452 euros e o BCP avançava 5,04% para 0,0876 euros. Na sessão de segunda-feira, as ações do BPI fecharam a ganhar 0,76% e o BCP subiram 0,24%.
A CMVM informou na segunda-feira ter pedido esclarecimentos a Isabel dos Santos sobre uma eventual fusão entre o BPI e o BCP.