Combustíveis batem recorde em Espanha mas gasolina ainda é 19 cêntimos mais barata que em Portugal
Em dia de mais uma subida do preço dos combustíveis, dados revelados pela Comissão Europeia indicam que os combustíveis em Espanha atingiram valores recorde, ainda assim a gasolina 95 é 19 cêntimos por litro mais barata do que em Portugal.
Corpo do artigo
Esta semana, em Portugal, o preço do gasóleo deverá voltar a subir para um novo máximo histórico, enquanto o preço da gasolina se deverá manter inalterado, refletindo as cotações nos mercados internacionais.
De acordo com o último boletim semanal do petróleo da Comissão Europeia, de 20 de agosto, a gasolina 95 sem chumbo custava, em média, 1,701 euros/litro em Portugal e 1,511 euros/litro em Espanha.
No caso do gasóleo, a diferença no preço médio por litro nos dois países é inferior: em Portugal era de 1,489 euros e em Espanha de 1,420 euros, segundo a mesma fonte.
De acordo com os dados da Comissão Europeia, o preço médio da gasolina 95, a mais consumida, na Europa a 27 situa-se nos 1,698 euros, abaixo do custo médio em Portugal e acima do preço médio de Espanha.
Já o preço médio do gasóleo na UE 27 é de 1,542 euros, valor superior aos preços praticados tanto em Espanha como em Portugal.
Fonte do setor adiantou à Lusa na sexta-feira que a evolução das cotações nos mercados internacionais permite antecipar um agravamento de um cêntimo, a partir de hoje, o que levará o preço do gasóleo, em média, para 1,505 euros/litro.
Já a evolução das cotações permite antecipar a manutenção do preço da gasolina 95, que custa, em média, 1,713 euros/litro, segundo a informação disponibilizada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo como referência também os preços de 2.595 postos de abastecimento em Portugal continental.
Os analistas continuam a referir a instabilidade no Médio Oriente, a diminuição generalizada dos stocks de crude e de produtos refinados e a quebra da produção no mar do Norte como os principais fatores que continuam a pressionar os preços.