A Autoridade da Concorrência (AdC) está a analisar o preços dos combustíveis nas autoestradas, um estudo que vai estar pronto «em breve» segundo o presidente da AdC, Manuel Sebastião.
Corpo do artigo
«Trata-se de um estudo centrado nas autoestradas e comparativo com os mercados espanhol e francês», disse Manuel Sebastião no final da sua primeira audição da comissão parlamentar de economia, no âmbito da audição anual das Entidades Reguladoras do sistema financeiro.
Sobre as conclusões daquele estudo, que Manuel Sebastião diz que serão conhecidas «em breve», avançou apenas que «o setor funciona no contexto estrutural, como seria de esperar, mas que podem ser introduzidas melhorias».
As melhorias poderão ser, acrescentou, «na parte das concessões» ou no «número de estações» que, no caso destas últimas, «poderiam eventualmente ser mais».
Foi em agosto de 2005 que o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o Decreto-Lei para a fixação de painéis nas autoestradas com os preços dos combustíveis, de forma a que os consumidores pudessem escolher o preço mais barato.