Bruxelas quer pressionar os Estados-membros a aprofundar a União Económica e Monetária. O Comissário do Euro deixa claro que medida não passa por mutualizar a dívida dos países.
Corpo do artigo
A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira um documento para reflexão e debate de possíveis alterações a política económica da União Europeia.
Entre as medidas sugeridas no documento está a possibilidade de serem emitidos títulos de dívida para a Zona Euro. No entanto, o comissário europeu Valdis Dombrovskis faz questão de esclarecer que a ideia não significa a mutualização da dívida de cada Estado-membro.
TSF\audio\2017\05\noticias\31\joao_francisco_guerreiro_15h
Outras das sugestões feitas pela Comissão são a criação de um orçamento e de um ministro das finanças permanente para toda a Zona Euro, com o objetivo de estabilizar os orçamentos nacionais, em caso de crise.
A ser aprovadas, as medidas só seriam concretizadas em 2015.