Corpo do artigo
Na hora de entregar a sua declaração de IRS, o Estado permite que faça uma doação de 0,5% do seu imposto a uma instituição à sua escolha.
Consignar o seu IRS é totalmente facultativo e, se o fizer, não vai receber menos reembolso de IRS, nem pagar mais. Em vez do seu IRS ficar todo nas mãos do Estado, uma parte é canalizada para a causa que escolher apoiar.
Basta entrar no Portal das Finanças, escolher a área de “Apoio ao Contribuinte” e “IRS”. Nesta página, vai conseguir ter acesso a uma lista publicada anualmente com as entidades autorizadas a receber este apoio.
Também pode oferecer, à mesma organização, o valor da sua dedução do IVA suportado pela exigência de fatura. Os 15% de IVA suportado em despesas com restauração, cabeleireiro, oficinas, alojamento, institutos de beleza, ginásios e veterinários.
Ao contrário do que acontece com a consignação de IRS, no caso de consignar o IVA há um custo, já que o desconto no imposto que lhe cabia a si, neste caso, é entregue à organização escolhida.