
Global Imagens/ Paulo Spranger
Perante as várias dúvidas e dificuldades motivadas pela reforma do IRS que arrancou este ano), a Autoridade Tributária (AT) e a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais divulgaram em abril, no site do fisco, um documento com as perguntas mais frequentes.
Corpo do artigo
São 19 páginas com 30 perguntas (e respostas) que tentam esclarecer todas as dúvidas dos contribuintes, a maioria sobre faturas e deduções à coleta. Por exemplo, quais os números de contribuinte a colocar nas faturas; e até quando é que estas devem ser guardadas antes de irem para o lixo.
Uma das informações relevantes explica que, para terem direito às deduções à coleta e benefícios fiscais, os contribuintes devem verificar, no fim do mês seguinte à compra, se a empresa enviou, como devia, a fatura para a AT. Se isso não acontecer, o consumidor deve fazer esse registo à mão e guardar a fatura. Se a fatura já estiver no sistema e-fatura, o contribuinte pode desfazer-se dos papéis.
Quer saber mais? Consulte aqui o portal das finanças.