Nos últimos cinco anos, as compras na internet cresceram a nível global, principalmente nos Estados Unidos. São números de um estudo da Associação de Comunicações de Expressão Portuguesa que vai ser apresentado esta segunda-feira.
Corpo do artigo
As compras eletrónicas cresceram nos cerca de 61 por cento nos Estados Unidos e 17 por cento no resto do mundo. Em Portugal, registou-se uma subida de 25%, mas está ainda abaixo da média da União Europeia, que a nível de encomendas por via eletrónica subiu 44%.
Ainda assim, 64% da população portuguesa recorre à economia digital, ou seja, 6,7 milhões de internautas portugueses. Um valor que nos próximos três anos podem chegar aos oito milhões de pessoas, o que significará, 80% da população.
Até agora, há quase milhão e meio de domínios na internet registados em Portugal, cerca de 2,4 mil milhões de euros em compras online e quase três milhões de dispositivos móveis vendidos em território português.
Se incluirmos os pagamentos ATM e compras B2B, o comércio eletrónico em todos os canais soma 49 mil milhões de euros.
São números de um estudo da Associação de Comunicações de Expressão Portuguesa apresentado hoje numa conferência, nos CTT.
Para Francisco Lacerda, presidente dos Correiros de Portugal, estes dados revelam uma oportunidade para a empresa, em especial a nível ibérico. Os CTT garantem que estão a ganhar quota de mercado em Portugal e Espanha, quer em volume, quer na faturação.