A Administração do Porto de Lisboa anunciou hoje que adjudicou a concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa ao consórcio que junta Global Liman Isletmeleri, Grupo Sousa, Royal Caribbean Cruises e Creuers del Port de Barcelona, o único concorrente.
Em comunicado, a Administração do Porto de Lisboa (APL) refere que decidiu hoje adjudicar a concessão de serviço público no terminal de cruzeiros de Lisboa ao consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri, Grupo Sousa Investimentos, Royal Caribbean Cruises e Creuers del Port de Barcelona, tendo o júri do concurso considerado, por unanimidade, que a proposta do único concorrente «se enquadra nos critérios estipulados nos termos do procedimento».
O «futuro concessionário propõe-se pagar à APL 300 mil euros por ano de taxa fixa e 0,22 euros por passageiro de taxa variável», segundo um comunicado divulgado hoje.
A APL receberá também a contrapartida pelos serviços prestados (pilotagem e outros) que, em 2013, totalizou cerca de 2,5 milhões de euros.
A proposta vencedora prevê o investimento de construção da nova gare de passageiros, um valor que a APL estima em cerca de 22,7 milhões de euros.
O contrato de concessão, que vigorará por 35 anos, será assinado depois do envio da respetiva minuta para o Tribunal de Contas e da pronúncia da Autoridade da Concorrência.
No que respeita à constituição do consórcio, a Global Liman Isletmeleri detém 40%, o Grupo Sousa Investimentos tem uma participação de 30%, a Royal Caribbean Cruises tem 20% e a Creuers del Port de Barcelona participa com 10%.
A Creuers del Port de Barcelona gere terminais de cruzeiro em Espanha (Barcelona e Málaga) e Singapura e a Global Liman Isletmeleri é responsável pela gestão de terminais de cruzeiro na Turquia.
A Royal Caribbean Cruises, por sua vez, gere terminais de cruzeiro em Itália, nos Estados Unidos, no México, nas Honduras, no Belize e na Turquia, bem como mais de 41 navios, enquanto o Grupo Sousa é responsável pelo transporte de cerca de 300.000 passageiros/ano (Porto Santo-Funchal), segundo dados divulgados pela APL.
A APL lançou, em junho de 2013, o concurso internacional para concessão de serviço público no terminal de cruzeiros de Lisboa.
Numa fase inicial, foram qualificadas as três candidaturas apresentadas, mas, devido à «recente reorganização da indústria de cruzeiros na Europa, [...] as candidaturas evoluíram para uma só, que procura congregar a experiência e competências que advêm da gestão de vários terminais de passageiros no mundo inteiro e de incluir um dos maiores armadores do mundo e um armador português», como explicou a APL num comunicado divulgado em dezembro de 2013.