Conheça os prazos do IRS e as 2.974 instituições a que pode dar 0,5% do imposto
Entrega do IRS arranca hoje para a maioria dos contribuintes. Número de entidades a que se pode entregar uma pequena parte do imposto voltou a subir.
Corpo do artigo
Os trabalhadores dependentes e os pensionistas podem entregar a partir de hoje, 1 de abril, a declaração de rendimentos de 2015 em sede de IRS. O prazo vai até ao último dia do mês.
Este ano, uma das várias novidades é que as entregas em papel coincidem, nas datas, com as entregas feitas através da internet.
Durante o mês de abril decorre assim a entrega das declarações de rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões).
Em maio é a vez de entregar as declarações para quem tem qualquer outro tipo de rendimentos. Por exemplo, através de trabalho independente.
As datas e explicações mais pormenorizadas sobre a entrega do IRS de 2015 podem ser consultadas neste documento da Autoridade Tributária. (PDF)
Recorde-se que apesar de este ano ter estado previsto que apenas as despesas registadas no site das finanças poderiam ser deduzidas no cálculo final do IRS, em resposta às dificuldades o novo governo criou um regime que permite que o contribuinte mude os valores durante o preenchimento da declaração, desde que tenha os comprovativos guardados.
Tal como noutros anos, os contribuintes têm a possibilidade de doar 0,5% do imposto liquidado nesta declaração de IRS, bastando escolher essa opção no momento do preenchimento e indicar o número de contribuinte da instituição religiosa, instituição particular de solidariedade social (IPSS) ou pessoa coletiva de utilidade pública.
Este ano o número de entidades que pode receber a chamada consignação de 0,5% do IRS dos contribuintes voltou a aumentar bastante, passando de perto de 2.600 para 2.974.
[twitter:715128499246391296]
A lista, disponibilizada há dias pela Autoridade Tributária, pode ser consultada aqui.