O INE afirma que “o indicador de sentimento económico da área do Euro diminuiu de forma moderada em abril, após ter aumentado no mês anterior”
Corpo do artigo
Na síntese económica de conjuntura, publicada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores caminha em sentido oposto ao sentimento económico.
“O indicador de sentimento económico da área do Euro diminuiu de forma moderada em abril, após ter aumentado no mês anterior”, revela o INE.
O comportamento do indicador de sentimento económico em abril “resultou da diminuição dos indicadores de confiança em todos os setores de atividade, em particular na indústria, enquanto o indicador de confiança dos consumidores aumentou pelo terceiro mês consecutivo”, detalha o INE.
Ou seja, “o saldo das opiniões dos empresários da indústria transformadora dos principais países clientes de Portugal sobre a evolução da respetiva carteira de encomendas diminuiu em abril, após ter aumentado nos três meses anteriores. O índice de produção industrial (IPI) dos principais países clientes manteve variações homólogas negativas desde abril de 2023, registando uma taxa de -1,3% em março. Comparativamente ao mês anterior, o índice diminuiu 0,3%, após ter aumentado 0,9% em fevereiro”.
Já o indicador quantitativo de consumo privado desacelerou em março, após ter acelerado em fevereiro e o indicador de confiança dos Consumidores aumentou entre dezembro e abril, após ter diminuído nos quatro meses anteriores.
Um aumento de confiança alinhado com a informação relativa às operações realizadas na rede multibanco. “As compras efetuadas através de TPA aumentaram 8,0% em abril”, revela o INE.