Entregar o IRS na primeira semana não é garantia de que o reembolso chega mais depressa à conta bancária.
Corpo do artigo
Ainda que os primeiros a entregar a declaração de IRS não sejam necessariamente os primeiros a receber, muitos contribuintes tentaram nas primeiras horas do dia aceder ao Portal das Finanças.
O site está com alguns problemas, nem sempre sendo possível fazer o login e aceder à conta à primeira.
A explicação está no "número muito elevado de acessos" por parte dos contribuintes, confirmou a agência Lusa junto de fonte oficial do ministério. Desde a meia-noite que se registaram 6000 acessos por minuto e a página da internet não consegue acompanhar o ritmo.
O Ministério das Finanças diz que se "estão a regularizar" essas falhas e assegura que "não são permanentes" os impedimentos de acesso ao site.
Os contribuintes podem entregar a partir desta segunda-feira a declaração sobre os rendimentos que auferiram em 2018, mas têm três meses para cumprir esta obrigação, já que o prazo se prolonga até 30 de junho.
Não é preciso ir a correr entregar o IRS, lembra o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, até porque "as pessoas que entregarem na segunda semana terão o reembolso ao mesmo tempo das pessoas que entregarem na primeira semana".
Tal como sucedeu no ano passado, a entrega da declaração anual do IRS apenas poderá ser feita pela Internet e o prazo de três meses aplica-se a todas as tipologias de rendimentos independente de se tratar de rendimentos de trabalho, de pensões, de capitais ou prediais (rendas).
Este ano o IRS automático vai abranger os Planos de Poupança Reforma (PPR), o que permitirá alargar este automatismo a mais de 3,2 milhões de contribuintes, ou seja, cerca de 63% do total dos que entregam declaração anual deste imposto.
Independentemente de se estar abrangido pelo IRS automático ou de se ter de entregar a declaração nos moldes habituais (submissão da Modelo 3 pela Internet) é necessário que os contribuintes casados e unidos de factos informem a Autoridade Tributária e Aduaneira se querem ser tributados em separado ou se optam pela tributação em conjunto, já que esta segunda opção é válida apenas para o ano em questão.
Quem está abrangido pelo IRS automático tem a possibilidade de recusar esta declaração e de optar por preencher e submeter o Modelo 3, caso verifique algum erro ou desconformidade, designadamente em relação aos valores dos rendimentos obtidos, das retenções na fonte ou no apuramento das deduções.
No ano passado, o prazo médio do reembolso dos contribuintes que 'validaram' a declaração automática de IRS foi de 11 dias e para este ano a expectativa do secretário de Estados dos Assuntos Fiscais é manter o mesmo padrão. Já na entrega do Modelo 3, aquele prazo médio deverá rondar os 16 dias, em linha com o que foi observado em 2016.
LER MAIS: