A CP anuncia que vai manter a ligação Porto-Vigo, sendo que os custos da manutenção da linha a partir de Tui, a primeira cidade depois da fronteira com a Galiza, vão ser suportados pela Espanha.
Corpo do artigo
A empresa tinha anunciado o fim do serviço a partir do próximo domingo mas dá agora um passo atrás. Em comunicado, a CP anuncia que o serviço internacional entre as duas cidades vai manter-se sem alterações.
Nesta nota, a CP indica que vai ser a RENFE, a rede nacional dos caminhos de ferro espanhóis, a suportar a totalidade dos custos da exploração da linha a partir de Tui.
Contactado pela TSF, o gabinete de comunicação da CP limita-se a dizer que foi a RENFE que se mostrou disponível para financiar a ligação entre Tui e Vigo, mas não acrescentou mais detalhes.
Também contactado pela TSF, o gabinete de comunicação da RENFE não confirmou nem desmentiu esta informação, garantindo que neste momento ainda estão a decorrer as negociações com todas as partes envolvidas neste processo.
A RENFE destaca ainda que mantém boas relações com a CP, mas, por enquanto, prefere manter o silêncio.
Recorde-se que segunda feira, a CP anunciou o fecho da ligação ferroviária entre Porto e Vigo com a imperiosa necessidade de reduzir custos.
Tendo em conta a actual conjuntura e os significativos prejuízos com esta ligação, a empresa entendeu que não havia condições para manter a linha a funcionar.
A TSF já contactou o Ministério da Economia que não quer acrescentar mais detalhes ao comunicado da CP e remeteu todos os esclarecimentos para a transportadora ferroviária.