O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) alertou, esta quinta-feira, que a prestação do crédito à habitação vai continuar a subir.
Corpo do artigo
«A prestação da casa está ainda a níveis de 2009, vai aumentar mais», disse António de Sousa num almoço na Associação Comercial de Lisboa, acrescentando que «não é normal» a taxa directora da zona euro estar fixada nos 1,25 por cento.
António de Sousa considerou que, apesar de a habitação ser um «activo importante» das famílias, o crédito à compra de casa ultrapassou em Portugal o «nível do aceitável», pelo que se mostrou satisfeito com a aposta no mercado de arrendamento indicada no acordo entre o Governo e a 'troika'.
O presidente da APB referiu mesmo que as rentabilidades dos bancos são «quase todas negativas no mercado do retalho em Portugal», o que se deve em grande parte ao crédito à habitação, devido aos crescentes custos de financiamento dos bancos.
Ainda assim, António de Sousa sublinhou que os bancos não devem precisar de recorrer à linha de 12 mil milhões de euros do resgate ao país para reforçar rácios de capital próprio.