Os bancos deram no último ano mais 800 mil cartões de crédito aos clientes. Em 2009 e 2010 o recurso dos portugueses a esse tipo de cartões tinha diminuído.
Corpo do artigo
Ao longo do ano passado, os bancos deram aos clientes mais 800 mil cartões de crédito. De acordo com dados do Banco de Portugal, esta sexta-feira divulgados pelo Diário Económico, verificou-se em 2011 uma inversão de tendência.
O recurso dos portugueses aos cartões para comprar agora e só pagar mais tarde tinha diminuído em 2009 e 2010, quando a crise não era tão aguda como no ano passado.
O jornal nota que apesar de fecharem a porta a todos os restantes segmentos de crédito às empresas, para compra de casa e empréstimos para consumo, os bancos não se abstiveram de conceder cartões de crédito em que cobram em média 28 por cento de juros, além das respetivas anuidades. No fim de 2011 havia em Portugal mais de dez milhões de cartões de crédito.