Os empresários nacionais dizem que são notórios os efeitos da crise em Espanha, nomeadamente nas exportações que caíram 4,63% nos primeiros nove meses do ano em relação ao período homólogo.
Corpo do artigo
No dia em que decorre, em Lisboa, o Fórum Empresarial Mercado Ibérico, que vai discutir novos desafios e oportunidades, olhamos o momento das trocas e negócios entre os dois lados da fronteira.
De acordo com dados do Instituto Nacional de estatística (INE), de janeiro a setembro, e na comparação homóloga, as exportações portuguesas para Espanha caíram 4,63 por cento, ou seja, Portugal exportou menos 367,5 milhões de euros do que no mesmo período de 2011. Setembro, o último mês analisado, foi o de maior quebra, chegando aos 9 por cento.
João Vieira Lopes, da Confederação do Comércio Português (CCP) diz que o cenário é preocupante.
Para além do Fórum Empresarial Mercado Ibérico, esta terça-feira acontece outro encontro que reúne 200 empresários galegos e portugueses. Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Comércio Luso-Espanhola.
O presidente Enrique Santos diz que é preciso olhar para lá da Península Ibérica, uma vez que a crise é comum aos dois lados da fronteira. O caminho, diz, é juntar argumentos para ganhar escala e exportar para outras paragens.