CTT falham indicadores de qualidade em 2017. Regulador força baixa de preços em 0,085% ainda neste ano. Empresa sublinha sucesso no indicador global.
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Os CTT vão ter de reduzir os preços em 0,085% ainda neste ano.
A decisão é do regulador das comunicações, que constatou que em 2017 os correios falharam dois indicadores de qualidade do serviço, no correio azul nacional e no correio com origem na união europeia. Em ambos a ANACOM detetou demoras na entrega.
No caso do correio azul, a meta mínima é de 93,5% do correio entregue até ao dia útil seguinte (com um objetivo de 94,5%). Os CTT apenas conseguiram 91,4%.
No correio intracomunitário, o patamar mínimo determina que 85% das cartas sejam entregues até 3 dias úteis depois do envio, com um objetivo de 88%. Os CTT alcançaram 82,6%.
Neste ano a atualização de preços foi de 4,5%, mas esse aumento terá agora de ser no máximo de 4,415%, entrar em vigor no máximo até dia 1 de outubro e permanecer nesse valor durante pelo menos 3 meses.
É o segundo ano consecutivo que os CTT não conseguem cumprir a totalidade dos 11 indicadores de qualidade do serviço postal universal a que estão obrigados.
Em 2016, a concessionária do serviço postal universal não cumpriu o valor mínimo fixado para o indicador do correio normal não entregue até 15 dias úteis.
Os CTT já reagiram em comunicado. A empresa admite a falha nestes dois critérios mas salienta que no indicador global ficou acima da meta, e sublinha que não recebe qualquer compensação por ser o prestador do Serviço Postal Universal num mercado totalmente liberalizado, onde qualquer empresa pode operar.