
Nuno Guedes/TSF
Governo assina hoje contrato para vender a companhia aérea. A TSF foi à procura do pouco que resta da Transportes Pedrosa na zona Oriental de Lisboa.
No dia em que o governo assina o contrato de venda da TAP ao agrupamento Gateway, a TSF tentou encontrar as memórias de quem vive na zona onde a família Pedrosa, dona do grupo Barraqueiro, teve, em Lisboa, durante anos, a sua primeira empresa de transporte de mercadorias.
Antes de entrar no transporte de passageiros, a família do actual líder do consórcio que comprou a companhia aérea portuguesa era especialista em transporte de mercadorias. Os camiões ficavam estacionados na zona Oriental de Lisboa, numa rua de armazéns entre Poço do Bispo e Braço de Prata.
A Barraqueiro, pequena empresa de transportes de passageiros (com 19 autocarros) nascida em 1914, foi comprada pela família Pedrosa em 1967, mas a decisão foi entregar a gestão ao filho, Humberto, que na altura tinha apenas 20 anos.
Nas décadas que se seguiram a Barraqueiro cresceu e acabou por quase apagar o nome da empresa da família, a Transportes Pedrosa. Hoje é a maior empresa ibérica de transporte rodoviário suburbano e interurbano de passageiros, com negócios na ferrovia, transporte de mercadorias e, agora, aviões.
No Poço do Bispo e em Braço de Prata ainda há, no entanto, moradores que se lembram da Transportes Pedrosa. O espaço onde esta estava deu há muito lugar a oficinas, bem como algumas lojas de cerâmica e de peças para carros, pelo que são os mais velhos que guardam essas memórias.
Américo Confraria tem 90 anos e recorda-se bem de Artur Pedrosa: "era um homem pacato, de grande categoria e, se o filho [Humberto] for igual ao pai, de certeza que faz bons negócios".
Maria do Carmo, Madalena e Fernanda são três reformadas com mais de 70 e 80 anos que costumam ocupar o tempo sentadas à sombra num muro de um dos antigos armazéns da Transportes Pedrosa. Contam que nos últimos tempos, por causa da venda da TAP, voltaram a lembrar-se do "intenso movimento e barulho" provocado, na zona, pela empresa de transportes de mercadorias que saiu dali algures na década de 1990.