A agência de rating canadiana avisa que a decisão do Banco de Portugal em relação à dívida sénior do Novo Banco pode trazer "riscos crescentes", e um "impacto no sentimento dos investidores e na confiança no sistema bancário português".
Corpo do artigo
A DBRS critica a incerteza gerada pela decisão de transferir parte da dívida sénior do Novo Banco para o BES, que inicialmente tinha ficado salvaguardada. A agência sinaliza que a medida do Banco de Portugal deixa dúvidas sobre como é que no futuro o regulador vai lidar com todos os credores em Portugal.
A agência de notação financeira também avisa que esta decisão pode dificultar o regresso em pleno dos bancos portugueses aos mercados, na medida em que diz haver "um enfraquecimento da confiança dos investidores e custos de financiamento mais elevados". As perspetivas de lucros dos bancos podem também ser afetadas, acrescenta a agência.
Em relação ao capital próprio dos bancos, a DBRS considera adequados os valores atuais, mas acredita que "vai seja necessário mais um reforço no futuro". No final de junho, recorda a agência, o sistema bancário português tinha uma média de rácios de capitais próprios de 9.6%.